Edição Atual

v. 7 n. 1 (2023): Memória e Informação

Editorial
Patrimônio cultural: do cordel ao digital

Este número de Memória e Informação, marca o sétimo ano de publicação ininterrupta do periódico. Uma vitória! Para comemorar, trazemos artigos sobre acervos fundamentais para a cultura brasileira, representada aqui pela literatura de cordel. Assim, também, apresentamos reflexões sobre a aplicação da tecnologia na divulgação de acervos, como o da Campanha Civilista e sobre os produtos e serviços digitais desenvolvidos pela Fundação Casa de Rui Barbosa. A política pública também está presente nos trabalhos voltados para bibliotecas e museus.

No primeiro artigo, Luiza Goelzer e Alberto Calil apresentam um mapeamento das políticas públicas para bibliotecas no Brasil entre 2015 e 2019. Sua análise revela não apenas a trajetória histórica dessas políticas, mas também aponta para a necessidade premente de uma mobilização política para enfrentar os desafios atuais.

Em seguida, dois artigos se dedicam à temática da literatura de cordel. O artigo de Sylvia Nemer aborda pesquisas que vêm sendo desenvolvidas sobre a literatura de cordel, concentrando-se em três eixos principais: o primeiro trata das interações entre o cordel e os meios de comunicação; o segundo, da história, das práticas e representações do cordel; e por fim, fala dos acervos institucionais e privados.

Já o artigo dos autores Adriana Figueiredo e Fabrício da Silva apresenta as estratégias adotadas pela Fundação Casa de Rui Barbosa para a preservação da rara coleção de folhetos de cordel. Além disso, também são abordadas as iniciativas voltadas para a preservação digital, cujo objetivo é disponibilizar a coleção para o público por meio de plataformas digitais.

A seguir, Marx da Guia discorre sobre algumas das iniciativas da Fundação Casa de Rui Barbosa para preservação e disseminação de seus acervos por meio do uso da tecnologia. O estudo também traz uma breve análise dos produtos e serviços de divulgação de acervos sob a ótica das humanidades digitais.

Caroline Goldstein explora a relação entre a relevância dos museus nas estratégias de place branding e o papel desses espaços culturais nas políticas urbanas, visando atrair turistas em busca de experiências distintas.

O sexto artigo publicado, de Edgar Leite, tem como foco um momento crucial na história de Rui Barbosa, a sua participação na eleição presidencial de 1910. O artigo marca também o ano do centenário de morte do jurista, completados em março de 2023.

Cíntia Freire, Madalena Schmid e Mariana Teixeira abordam o papel das instituições de memória e seus repositórios digitais na facilitação do acesso à informação e ao conhecimento científico. O texto destaca o Acervo do Centro de Referência de Políticas Culturais da Fundação Casa de Rui Barbosa, ressaltando sua gestão de informações digitais de memória e cultura, guiada pela curadoria digital.

Por fim, na seção Documentos, foi selecionada a caricatura de Helius Bastos Tigre feita por seu pai, Bastos Tigre. O documento faz parte do Arquivo Bastos Tigre e integra o acervo do Arquivo-Museu de Literatura Brasileira.

Desejamos a todos uma boa leitura!

Ana Ligia Medeiros
Marx Paulo Vargas da Guia

Publicado: 2023-12-29
Ver Todas as Edições

O periódico Memória e Informação é uma publicação científica interdisciplinar da área de Arquivologia, Biblioteconomia, Ciência da Informação, Humanidades Digitais, Memória Social, Museologia, Preservação Arquitetônica, Preservação e Conservação de documentos. Sua missão é contribuir para a divulgação de pesquisas inéditas, análises teóricas, casos práticos de gestão e notas técnicas que possibilitem subsidiar a reflexão acadêmica e a prática profissional sobre iniciativas sustentáveis em organizações privadas, públicas e da sociedade em geral.