O fundo Livraria José Olympio Editora no Arquivo-Museu de Literatura Brasileira
Resumo
A execução do projeto de pesquisa A editora José Olympio no Arquivo-Museu de Literatura Brasileira com o objetivo de expressar o cenário editorial do Brasil no século XX, permitiu ir um pouco mais além desse objetivo. Com o tratamento arquivístico realizado no fundo da Livraria José Olympio Editora durante a execução do projeto, garantiu, ao final dos trabalhos, entregar um inventário que dá apoio tanto ao consulente que se dirige ao Arquivo- Museu de Literatura Brasileira (AMLB) para realizar sua pesquisa, quanto aos arquivistas que realizam o tratamento técnico e a gestão dos arquivos custodiados na casa. O presente trabalho apresenta a metodologia empregada para a elaboração desse inventário, desde a identificação arquivística, construção do arranjo e organização do acervo até a elaboração do inventário, com vistas a difundir parte do rico acervo do AMLB que expressa um recorte da memória da literatura nacional.
O periódico se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade do periódico Memória e Informação, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelo autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A Memória e Informação estará licenciada sob uma Licença Creative Common.