Bibliotecas e instituições de memória na Web, Dados ligados e Web Semântica
diálogos interdisciplinares
Resumo
Na atualidade, a conexão entre as instituições de memória e seus usuários passa necessariamente pelo acesso à internet, o que representa a evolução destas instituições no que tange a inovação na oferta de serviços a seus usuários. Este ensaio verifica a presença e a disponibilização de serviços de informação no ambiente Web para bibliotecas, museus e arquivos, dialogando com a revisão de literatura sobre tecnologias e formalismos para representação da informação. Se apoia na interoperabilidade entre as informações disponíveis, para viabilizar a melhoria dos serviços, bem como para agregar valor e dar maior visibilidade a estas instituições. Propõe representar conexões entre as informações disponibilizadas por estas instituições, fazendo uso de formalismos e vocabulários específicos da web semântica. Essa narrativa é fruto da discussão desenvolvida na disciplina “Bibliotecas na Web, Dados Ligados e Web Semântica” do mestrado profissional de Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, no primeiro semestre de 2016.

O periódico se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade do periódico Memória e Informação, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelo autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A Memória e Informação estará licenciada sob uma Licença Creative Common.