A pedra preciosa da Fundação Casa de Rui Barbosa

implementação do repositório digital RUBI - Repositório Rui Barbosa de Informações Culturais

  • Luziana Jordão Lessa Trézze
  • Elisete Melo
Palavras-chave: Repositórios digitais. Memória institucional. Repositório Rui Barbosa de Informações Culturais (Rubi). Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB).

Resumo

A Fundação Casa de Rui Barbosa, que mantém uma diversidade cultural em seus acervos, apresenta o Repositório Rui Barbosa de Informações Culturais, repositório digital desenvolvido com o software DSpace, que abrange o acervo bibliográfico, arquivístico, museológico, publicações e pesquisas da instituição. Apresenta as atividades que foram desenvolvidas no processo implantação do projeto de pesquisa para analisar as bibliotecas digitais existentes no que diz respeito ao desenvolvimento das coleções, sua preservação e divulgação, em 2010, até o lançamento do Repositório Rui Barbosa de Informações Culturais – RUBI, da Fundação Casa de Rui Barbosa no ano de 2016. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa de natureza aplicada, com objetivo de pesquisa exploratória que demonstra que o RUBI está online e aponta novos recursos que serão instalados visando à satisfação do usuário interno e externo.

Publicado
2017-07-11
Como Citar
Trézze, L. J. L., & Melo, E. (2017). A pedra preciosa da Fundação Casa de Rui Barbosa. Memória E Informação, 1(1). Recuperado de http://memoriaeinformacao.casaruibarbosa.gov.br/index.php/fcrb/article/view/18
Seção
ARTIGOS