A pedra preciosa da Fundação Casa de Rui Barbosa
implementação do repositório digital RUBI - Repositório Rui Barbosa de Informações Culturais
Resumo
A Fundação Casa de Rui Barbosa, que mantém uma diversidade cultural em seus acervos, apresenta o Repositório Rui Barbosa de Informações Culturais, repositório digital desenvolvido com o software DSpace, que abrange o acervo bibliográfico, arquivístico, museológico, publicações e pesquisas da instituição. Apresenta as atividades que foram desenvolvidas no processo implantação do projeto de pesquisa para analisar as bibliotecas digitais existentes no que diz respeito ao desenvolvimento das coleções, sua preservação e divulgação, em 2010, até o lançamento do Repositório Rui Barbosa de Informações Culturais – RUBI, da Fundação Casa de Rui Barbosa no ano de 2016. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa de natureza aplicada, com objetivo de pesquisa exploratória que demonstra que o RUBI está online e aponta novos recursos que serão instalados visando à satisfação do usuário interno e externo.
O periódico se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade do periódico Memória e Informação, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelo autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A Memória e Informação estará licenciada sob uma Licença Creative Common.