A mediação em Arquivos
relatos de experiência em periódicos de língua inglesa
Resumo
As discussões sobre mediação na Arquivologia têm emergido dos esforços das instituições arquivísticas ao se aproximarem de seus usuários. Foi realizada revisão sistemática da
literatura internacional, em treze periódicos de língua inglesa qualificados nos estratos Qualis A1 e A2 sobre a temática. O quantitativo de trabalhos recuperados, no período de referência (2007-2017), com o emprego das palavras-chave mediation e archive é pouco expressivo internacionalmente. Destacam-se, nos relatos de experiência internacionais, o papel social das instituições arquivísticas e os projetos de organização de registros sociais de memória, especialmente relativos às minorias étnicas, aspectos referentes à mediação cultural, pouco presentes na literatura brasileira.
O periódico se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade do periódico Memória e Informação, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelo autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A Memória e Informação estará licenciada sob uma Licença Creative Common.