Identificação do patrimônio documental arquivístico do município de Angra dos Reis, RJ
o Guia do APERJ e AISDIAH como base do instrumento de pesquisa
Resumo
O trabalho aborda estudo sobre a identificação do patrimônio documental arquivístico do município de Angra dos Reis, RJ. Aborda os fundamentos teóricos dos arquivos e das
políticas públicas para arquivos municipais como requisito do direito à memória e acesso à informação. Estuda o padrão de descrição aplicado pelo Guia do Patrimônio Documental do Estado do Rio de Janeiro, publicado pelo Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro, em 1997. Apresenta a Norma Internacional para Descrição de Instituições com Acervo
Arquivístico, 2008, como instrumento de pesquisa para identificar o patrimônio arquivístico municipal. Como resultado, apresenta o diagnóstico do acervo depositado em 12 (doze)
instituições com participação na construção da memória da cidade.
O periódico se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade do periódico Memória e Informação, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelo autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A Memória e Informação estará licenciada sob uma Licença Creative Common.