Preservando arquivos eclesiásticos
a conservação preventiva no arquivo de uma irmandade religiosa
Resumo
Este artigo apresenta um recorte e aprofunda algumas discussões sobre a pesquisa que resultou em uma dissertação de mestrado, entregue ao Programa de Pós-Graduação em Memória e Acervos da Fundação Casa de Rui Barbosa. A pesquisa propôs um conjunto de melhorias para o arquivo da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Candelária, por meio da conservação preventiva. Com base nas metodologias da pesquisa bibliográfica e do estudo de caso, buscou-se uma solução de conservação para arquivo da instituição por meio do acondicionamento de documentos. Como forma de verificar o pressuposto estabelecido, buscou-se responder o problema da pesquisa por meio de um diagnóstico no arquivo da instituição. A revisão da bibliografia contribuiu para a compreensão do conceito de preservação e esclareceu os aspectos preconizados pela conservação preventiva. Apresenta de forma resumida os resultados do diagnóstico e do conjunto de melhorias para o arquivo da instituição.
O periódico se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade do periódico Memória e Informação, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelo autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A Memória e Informação estará licenciada sob uma Licença Creative Common.