As transformações urbanas do Rio de Janeiro nas crônicas de Lima Barreto (1881-1922)
Resumo
O presente artigo tem a intenção de explicar a importância das crônicas de Lima Barreto (1888-1922) para a compreensão das transformações urbanas do Rio de Janeiro no início da República. O primeiro objetivo do texto consiste em situar o lugar do escritor fluminense em uma cidade em tempos de mudanças drásticas, que afetaram o cotidiano de homens e mulheres, sobretudo aqueles oriundos das camadas populares. O segundo pretende oferecer uma reflexão a respeito do cronista e da sua crônica como meio de compreensão em tempos de mudanças que remodelaram a fisionomia geográfica da cidade. A metodologia tem como base a investigação de seis crônicas publicadas entre 1911 e 1921, a fim de atingir os objetivos mencionados. Por isso, o texto ambiciona contribuir com as reflexões a respeito da linguagem literária, para se pensar a Primeira República (1889-1930) e o então Distrito Federal, propiciando um diálogo entre a memória literária e a história.
O periódico se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores.
Os direitos autorais dos trabalhos publicados permanecem com os(as) autores(as), que concedem à revista o direito de publicar o texto de acordo com a licença aberta adotada pelo periódico (CC-BY) Atribuição 4.0 Internacional. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelo autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista Memória e Informação adota a licença CC-BY como padrão de acesso aberto.