A literatura de cordel genuinamente brasileira
Resumo
A literatura de cordel constitui-se em manifestação cultural reconhecida como patrimônio imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Entre os anos de 2016 e 2018, pude aprofundar-me neste assunto ao desenvolvê-lo em nível de mestrado profissional, tomando como base o acervo da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB). Nesse sentido, tive acesso à fontes divergentes sobre a origem desta literatura no Brasil. Pude identificar quem preconizasse que se resumiria à cópia de publicações europeias. Por outro lado, também identifiquei autores que dissertavam sobre a originalidade do cordel brasileiro, apontando características que promovem o reconhecimento de sua singularidade. E é este ponto de vista que trago neste artigo.
O periódico se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade do periódico Memória e Informação, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelo autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A Memória e Informação estará licenciada sob uma Licença Creative Common.