A literatura de cordel na Fundação Casa de Rui Barbosa
relato de experiência e contribuição
Resumo
A autora começou a se envolver com a literatura de cordel quando se tornou bibliotecária na Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), instituição responsável pela guarda de diversos folhetos de grande relevância. Durante seu Mestrado em Memória e Acervos (PPGMA/FCRB), concluído em 2018, concentrou-se em analisar a constituição e divulgação desse acervo, destacando sua importância como uma forma literária genuinamente brasileira. Com isso, o objetivo desta pesquisa foi contribuir para o resgate da trajetória da literatura de cordel na FCRB, para futuros estudos e a retomada da catalogação de folhetos de cordel. A breve apresentação desta dissertação no I Congresso Nacional de Literatura de Cordel teve como intenção oferecê-la como fonte de informação para outros pesquisadores da área.
O periódico se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade do periódico Memória e Informação, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelo autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A Memória e Informação estará licenciada sob uma Licença Creative Common.