“Eu vou contar a história / De um pavão misterioso”

  • Marcus Haurélio Fernandes Farias
Palavras-chave: Cordel, romance, conto popular

Resumo

Este artigo revisita o mais famoso folheto da literatura de cordel brasileira, O romance do pavão misterioso, sob nova perspectiva. Em vez de debater questões ligadas à verdadeira autoria, discussão praticamente superada, propõe-se a fazer um levantamento dos principais motivos constituintes da história e, a partir daí, a enquadrá-la no catálogo internacional do conto popular – o sistema Aarne-Thompson-Uther (ATU) –, a partir de um estudo comparativo com versões e variantes do conto tipo The Prince’s Wings (ATU 575), classificação com a qual o texto está relacionado.

Biografia do Autor

Marcus Haurélio Fernandes Farias

Graduado em Letras pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e mestrando em teoria e história literária pela Universidade de Campinas (UNICAMP). Sob o nome artístico Marco Haurélio, é, também, poeta cordelista e pesquisador das tradições populares, com destaque para os contos de tradição oral.

Publicado
2024-11-25
Como Citar
Farias, M. H. F. (2024). “Eu vou contar a história / De um pavão misterioso”. Memória E Informação, 7(2), 87-104. Recuperado de https://memoriaeinformacao.casaruibarbosa.gov.br/index.php/fcrb/article/view/233