Ilustrações de folhetos de cordel
uma síntese
Resumo
Por sua materialidade intrínseca, como obra gráfica impressa a partir de uma matriz gravada, as ilustrações de folhetos de cordel dependeram, ao longo de sua história, de vários fatores para além do poder criativo de seus autores. De maneira sintética, este trabalho evidencia alguns desses fatores, analisando os diferentes tipos de imagem que se sucederam na capa dos livretos e que não só ilustram um manancial incrível de histórias, mas também revelam a complexa relação entre popular e erudito, entre tradição e modernidade.
O periódico se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade do periódico Memória e Informação, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelo autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A Memória e Informação estará licenciada sob uma Licença Creative Common.