O acervo de literatura de cordel da Fundação Casa de Rui Barbosa
resultados de pesquisas
Resumo
A Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) tem se dedicado à preservação, disseminação e democratização do acesso ao conhecimento por meio de pesquisas e ferramentas utilizando as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), apoiada pelas humanidades digitais. Este artigo resume as pesquisas realizadas de 2019 a 2023, com foco no acervo de literatura de cordel, conduzidas pelo Laboratório de Humanidades Digitais (LABHD) e nos projetos “Compartilhando experiências” e “Humanidades digitais na Fundação Casa de Rui Barbosa”. Esses projetos visam estreitar a conexão entre métodos tradicionais de pesquisa e tecnologia, facilitando o acesso a coleções. Trata-se de uma pesquisa exploratória. Reflete sobre as origens da literatura de cordel e sua relação com estudos sobre memória e humanidades digitais. A segunda parte explora a formação da coleção de literatura de cordel da FCRB, detalhando o desenvolvimento e os resultados das pesquisas. O estudo enriqueceu as informações sobre os cordelistas sob a guarda da Fundação, gerando biografias de cerca de 250 artistas e identificando objetos e documentos, resultando em dois e-books em fase de finalização para disponibilização on-line: um com as biografias dos cordelistas e outro como guia do acervo de literatura de cordel da FCRB.
O periódico se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade do periódico Memória e Informação, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelo autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A Memória e Informação estará licenciada sob uma Licença Creative Common.