Os CIEPs como laboratório e vitrine
Resumo
O presente artigo analisa as políticas públicas educacionais do primeiro governo Leonel Brizola (1983-1986), no sentido de recuperar aquele cenário político estadual e nacional. Deste modo, discute as concepções pedagógicas brizolistas e darcynianas e destaca os autores que propuseram críticas a essa proposta educacional no momento de sua implantação. Ao mesmo tempo, privilegiamos o debate de quais eram os projetos em disputa no cenário político-educacional daquele período. Tal questão compõe, atravessa e tece a reflexão que foi construída através da recuperação das histórias e das memórias daquele período. Buscou-se assim, identificar as contradições sociais, políticas e educacionais nesse período histórico, tratando-se deste modo, de um estudo no campo da História da Educação Fluminense. Ao mesmo tempo, direciona o olhar para a desigualdade histórica brasileira, o cenário político no Brasil e no mundo daqueles anos de 1980 e, ainda, o encontro de duas figuras controversas da nossa história, Darcy Ribeiro e Leonel Brizola. Quanto ao suporte teórico metodológico empregado, definido a partir da natureza do objeto da pesquisa, entendemos que os autores utilizados: Ribeiro (1986), Faria (1991), Cavaliere (2015), Cunha (1995), entre outros, puderam fundamentar as reflexões necessárias ao fenômeno investigado.

O periódico se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade do periódico Memória e Informação, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelo autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A Memória e Informação estará licenciada sob uma Licença Creative Common.