CIEP
quando a escola e os docentes estavam no coração da política educacional
Resumo
O artigo examina, por meio de pesquisa documental, o Programa Especial de Educação (1979-1986), no qual sobressaem os Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs). Defende que o ascenso das lutas das classes trabalhadoras, em especial, das lutas pela educação pública, ainda no contexto da ditadura contribuiu para a afirmação da centralidade da instituição escolar e do trabalho dos docentes, conforme defendido por Darcy Ribeiro. Ressalta que os Aparelhos Privados de Hegemonia empresariais, nos anos 1990, introduziram políticas de financiamento por meio de Fundos, cujo critério é o número de estudantes, esvaziando, assim, o financiamento das escolas e, ao mesmo tempo, encaminharam políticas que enfraqueceram o protagonismo docente. Sustenta, na conclusão, que os CIEPs seguem como escola de referência para o futuro da educação pública.

O periódico se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade do periódico Memória e Informação, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelo autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A Memória e Informação estará licenciada sob uma Licença Creative Common.