CIEP

quando a escola e os docentes estavam no coração da política educacional

  • Roberto Leher Universidade Federal do Rio de Janeiro
Palavras-chave: CIEPs, escola, docência, aparelhos privados de hegemonia, financiamento

Resumo

O artigo examina, por meio de pesquisa documental, o Programa Especial de Educação (1979-1986), no qual sobressaem os Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs). Defende que o ascenso das lutas das classes trabalhadoras, em especial, das lutas pela educação pública, ainda no contexto da ditadura contribuiu para a afirmação da centralidade da instituição escolar e do trabalho dos docentes, conforme defendido por Darcy Ribeiro. Ressalta que os Aparelhos Privados de Hegemonia empresariais, nos anos 1990, introduziram políticas de financiamento por meio de Fundos, cujo critério é o número de estudantes, esvaziando, assim, o financiamento das escolas e, ao mesmo tempo, encaminharam políticas que enfraqueceram o protagonismo docente. Sustenta, na conclusão, que os CIEPs seguem como escola de referência para o futuro da educação pública.

Biografia do Autor

Roberto Leher, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Roberto Leher é professor titular da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na linha Estado, Trabalho e Movimentos Sociais. Atua no Coletivo de Estudos em Marxismo e Educação. Pesquisador do CNPq, Cientista de Nosso Estado (Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro) e colaborador da Escola Nacional Florestan Fernandes.

Publicado
2025-04-10
Como Citar
Leher, R. (2025). CIEP. Memória E Informação, 8(1), 17-35. Recuperado de https://memoriaeinformacao.casaruibarbosa.gov.br/index.php/fcrb/article/view/260
Seção
ARTIGOS