O legado do Centro Integrado de Educação Pública (CIEP) na educação integral

novas perspectivas para escolas de tempo integral

  • Silvia Monteiro Universidade Federal Fluminense
  • Alexsandra Aguiar Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Magda Sayão Universidade Multicultural do México
Palavras-chave: CIEP, educação integral, Rio de Janeiro

Resumo

O artigo restitui a experiência dos Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs) e a proposta de educação integral idealizada por Darcy Ribeiro e apoiada por Leonel Brizola, como um marco na educação integral, especialmente no Rio de Janeiro. Implantado nos anos 1980, apesar de enfrentar críticas e desafios, o programa deixou uma marca duradoura na educação que continua a servir como referência para o desenvolvimento de escolas de tempo integral e para debates sobre educação pública no Brasil.

Biografia do Autor

Silvia Monteiro, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Educação- UFF

Alexsandra Aguiar, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda em Educação- UERJ.

Magda Sayão, Universidade Multicultural do México

Doutoranda em Pedagogia Sistêmica- Universidade Multicultural do México.

Publicado
2025-04-10
Como Citar
Monteiro, S., Aguiar, A., & Sayão, M. (2025). O legado do Centro Integrado de Educação Pública (CIEP) na educação integral. Memória E Informação, 8(1), 36-50. Recuperado de https://memoriaeinformacao.casaruibarbosa.gov.br/index.php/fcrb/article/view/261
Seção
ARTIGOS