O legado do Centro Integrado de Educação Pública (CIEP) na educação integral
novas perspectivas para escolas de tempo integral
Resumo
O artigo restitui a experiência dos Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs) e a proposta de educação integral idealizada por Darcy Ribeiro e apoiada por Leonel Brizola, como um marco na educação integral, especialmente no Rio de Janeiro. Implantado nos anos 1980, apesar de enfrentar críticas e desafios, o programa deixou uma marca duradoura na educação que continua a servir como referência para o desenvolvimento de escolas de tempo integral e para debates sobre educação pública no Brasil.

O periódico se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade do periódico Memória e Informação, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelo autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A Memória e Informação estará licenciada sob uma Licença Creative Common.