40 anos dos Centros Integrados de Educação Pública
contribuições para a educação integral na contemporaneidade
Resumo
O Livro dos CIEPs escrito por Darcy Ribeiro, em 1986, para documentar esse feito expressivo na educação no estado do Rio de Janeiro, durante o governo de Leonel Brizola, é um documento histórico, necessário e atual. A educação brasileira avança dez passos e as mudanças de governo e (des)articulações políticas fazem com que ela retroceda trinta anos. Propostas de Educação integral, de dia letivo completo que deram certo, como os CIEPs, precisam ser recuperadas e estudadas para avançarmos e enfrentarmos os imensos desafios da escola pública brasileira. Neste breve trabalho propomos retomar aspectos das contribuições presentes no Livro dos CIEPs, para pensar a educação integral na contemporaneidade brasileira, à luz de suas ideias e ideais.

O periódico se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade do periódico Memória e Informação, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelo autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A Memória e Informação estará licenciada sob uma Licença Creative Common.