Darcy Ribeiro e as bibliotecas no Programa Especial de Educação
uma experiência inovadora
Resumo
As bibliotecas dos Centros Integrado de Educação Pública (CIEPs) ocuparam um lugar de destaque no Programa Especial de Educação (PEE). Os CIEPs, por sua abrangência territorial, levaram bibliotecas a todos os municípios do Rio de Janeiro. Estas possuíam espaço próprio, acervo de qualidade, equipes bem treinadas, além de serviços e atividades culturais. As bibliotecas dos CIEPs trabalharam em conjunto com a Biblioteca Pública do Estado do Rio de Janeiro (BPERJ), a partir de 1991. À BPERJ cabia a aquisição de acervo, seu tratamento técnico, a capacitação das equipes e o assessoramento no desenvolvimento das atividades. Essa experiência idealizada por Darcy Ribeiro foi totalmente inovadora no país, porém, existe pouca literatura sobre ela. A metodologia utilizada baseia-se na pesquisa bibliográfica e no testemunho da autora, que coordenou a implantação das bibliotecas dos CIEPS e da BPERJ.

O periódico se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade do periódico Memória e Informação, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelo autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A Memória e Informação estará licenciada sob uma Licença Creative Common.