Darcy Ribeiro e as bibliotecas no Programa Especial de Educação

uma experiência inovadora

  • Ana Ligia Silva Medeiros Fundação Casa de Rui Barbosa
Palavras-chave: Bibliotecas dos CIEPs, Programa Especial de Educação, Biblioteca Pública do Estado do Rio de Janeiro, história das bibliotecas

Resumo

As bibliotecas dos Centros Integrado de Educação Pública (CIEPs) ocuparam um lugar de destaque no Programa Especial de Educação (PEE). Os CIEPs, por sua abrangência territorial, levaram bibliotecas a todos os municípios do Rio de Janeiro. Estas possuíam espaço próprio, acervo de qualidade, equipes bem treinadas, além de serviços e atividades culturais. As bibliotecas dos CIEPs trabalharam em conjunto com a Biblioteca Pública do Estado do Rio de Janeiro (BPERJ), a partir de 1991. À BPERJ cabia a aquisição de acervo, seu tratamento técnico, a capacitação das equipes e o assessoramento no desenvolvimento das atividades. Essa experiência idealizada por Darcy Ribeiro foi totalmente inovadora no país, porém, existe pouca literatura sobre ela. A metodologia utilizada baseia-se na pesquisa bibliográfica e no testemunho da autora, que coordenou a implantação das bibliotecas dos CIEPS e da BPERJ.

Biografia do Autor

Ana Ligia Silva Medeiros, Fundação Casa de Rui Barbosa

Doutora em Ciência da Informação (UFRJ/IBICT). Coordenadora das Bibliotecas dos CIEPs (1991-1994); Diretora da Biblioteca Pública do Estado do Rio de Janeiro (1987-2000). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Memória e Acervos da Fundação Casa de Rui Barbosa. 

Publicado
2025-04-10
Como Citar
Medeiros, A. L. S. (2025). Darcy Ribeiro e as bibliotecas no Programa Especial de Educação. Memória E Informação, 8(1), 96-110. Recuperado de https://memoriaeinformacao.casaruibarbosa.gov.br/index.php/fcrb/article/view/267
Seção
ARTIGOS