Os 40 anos do CIEP

educação e cultura como legado e a crítica do O Globo

  • André Lemos Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Máximo Masson Universidade Federal do Rio de Janeiro
Palavras-chave: CIEP, Globo, educação, cultura, comunicação

Resumo

O presente artigo é uma homenagem aos 40 anos do Projeto CIEP consagrados entre os anos 2024 e 2025. Tem como foco a valorização da iniciativa da política educacional de ensino integral e popular, idealizado pelo sociólogo Darcy Ribeiro, implementado nas décadas de 1980 e 1990. Tem o objetivo de demonstrar o conteúdo cultural que era exercido nos CIEPs, e o como este conteúdo era tratado no direcionamento editorial do jornal O Globo, entre 1984 e 1987, com dados fornecidos pelo Acervo Digital O Globo. Evidencia que as iniciativas culturais, do Projeto CIEP, o favoreciam em qualidade pedagógica, e também, frente à opinião pública. De certo, a problematização analítica ocorre mediante às causalidades do seu declínio, e a interpretação, em relação às trajetórias e contextos do ensino público, laico, integral e popular em paralelo à indústria cultural, no Brasil, tendo como estudo de caso o Projeto CIEP e o Grupo Globo. Apresentando certa tensão entre os respectivos campos e representações de casos, com base na teoria dos campos sociais e nos conceitos de habitus de classe e hegemonia, com metodologia na sociologia reflexiva. Sendo, também, suporte analítico para à estratificação e classificação do noticiado do O Globo em relação ao Projeto CIEP.

Biografia do Autor

André Lemos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Sociólogo e Mestre em Educação, Demandas Populares e Contextos Contemporâneos (PPGEduc/UFRRJ).

Máximo Masson, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Sociólogo e Professor Titular de Sociologia da Educação da UFRJ.

Publicado
2025-04-10
Como Citar
Lemos, A., & Masson, M. (2025). Os 40 anos do CIEP. Memória E Informação, 8(1), 111-127. Recuperado de https://memoriaeinformacao.casaruibarbosa.gov.br/index.php/fcrb/article/view/270
Seção
ARTIGOS