Memória, mediações, práticas culturais em uma escola de educação integral

o CIEP Avenida dos Desfiles/Passarela do Samba no bairro do Catumbi

  • Jenesis Genuncio Universidade Estadual do Rio de Janeiro
Palavras-chave: CIEP, mediação cultural, animação cultural anos 1980

Resumo

Este artigo é fruto de alguns anos de experiência e reflexões sobre a aproximação entre instituição escolar e organização comunitária. Para desenvolvê-lo, analisamos o programa de Animação Cultural Anos 1980, implementado nos Centros Integrados de Educação Pública - CIEP do Estado do Rio de Janeiro. O conceito de mediação cultural, advindo das ideias de Gramsci, foi fundamental para que o desenvolvimento do artigo fosse conduzido pelas tensões entre teoria e prática, conforme propôs o pensador italiano.

Biografia do Autor

Jenesis Genuncio, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Doutor em Educação com defesa de Tese realizada no dia 21/03/2018 pelo Centro de Educação e Humanidades da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Foi professor colaborador da Universidade Estácio de Sá, possui experiência na área de Educação e Cultura nos cursos de Licenciatura de Pedagogia e Letras. Atualmente é professor substituto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/FFP São Gonçalo nas disciplinas de Cultura Brasileira, Artes, educação e ludicidade, Filosofia da Educação, Sociologia da Educação. É participante do grupo de pesquisa Laboratório de Educação e República / LER da UERJ/RJ- Brasil. Coautor do trem do Forró e da Semana da Cultura Nordestina no Município do Rio de Janeiro.

Publicado
2025-04-10
Como Citar
Genuncio, J. (2025). Memória, mediações, práticas culturais em uma escola de educação integral. Memória E Informação, 8(1), 128-139. Recuperado de https://memoriaeinformacao.casaruibarbosa.gov.br/index.php/fcrb/article/view/272
Seção
ARTIGOS