Memória, mediações, práticas culturais em uma escola de educação integral
o CIEP Avenida dos Desfiles/Passarela do Samba no bairro do Catumbi
Resumo
Este artigo é fruto de alguns anos de experiência e reflexões sobre a aproximação entre instituição escolar e organização comunitária. Para desenvolvê-lo, analisamos o programa de Animação Cultural Anos 1980, implementado nos Centros Integrados de Educação Pública - CIEP do Estado do Rio de Janeiro. O conceito de mediação cultural, advindo das ideias de Gramsci, foi fundamental para que o desenvolvimento do artigo fosse conduzido pelas tensões entre teoria e prática, conforme propôs o pensador italiano.

O periódico se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade do periódico Memória e Informação, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelo autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A Memória e Informação estará licenciada sob uma Licença Creative Common.