Memória(s) dos Centros Integrados de Educação Pública – CIEP / Nova Iguaçu
mapeamento e impacto na implantação de uma política estadual em território local
Resumo
O artigo advém de pesquisa concluída em Programa de Pós-Graduação, tendo como objeto de estudo os Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs) – política estadual capilarizada nos municípios fluminenses. A partir de um recorte temporal que abrange o período dos governos que implementaram tal política pública educacional (1983-1995), metodologicamente utilizamos análise documental de fontes, dentre elas as atas da Câmara Municipal de Nova Iguaçu – município em que aportamos a pesquisa –, reportagens de jornais, além de pesquisa bibliográfica e entrevistas com profissionais de CIEPs e moradores da comunidade. Já entre os referenciais teóricos, nos utilizamos do conceito de campo (Bourdieu), o que vislumbrou a recorrência de duas temáticas – construção dos CIEPs em terrenos do município e seu financiamento –, além de disputas encontradas nas fontes culminando, como resultado, com a evidência de que o processo de implantação dos CIEPs foi organizado pelos “apossados” do campo político iguaçuano e fluminense – entre idealizadores e vereadores –, mas sob frequente influência dos “profanos” – o público-alvo da política pública.

O periódico se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade do periódico Memória e Informação, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelo autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A Memória e Informação estará licenciada sob uma Licença Creative Common.