Memória(s) dos Centros Integrados de Educação Pública – CIEP / Nova Iguaçu

mapeamento e impacto na implantação de uma política estadual em território local

  • Ligia Martha Coimbra da Costa Coelho Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Mateus Henrique Alexandrino Guimarães Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Palavras-chave: CIEP, educação em tempo integral, Nova Iguaçu

Resumo

O artigo advém de pesquisa concluída em Programa de Pós-Graduação, tendo como objeto de estudo os Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs) – política estadual capilarizada nos municípios fluminenses. A partir de um recorte temporal que abrange o período dos governos que implementaram tal política pública educacional (1983-1995), metodologicamente utilizamos análise documental de fontes, dentre elas as atas da Câmara Municipal de Nova Iguaçu – município em que aportamos a pesquisa –, reportagens de jornais, além de pesquisa bibliográfica e entrevistas com profissionais de CIEPs e moradores da comunidade. Já entre os referenciais teóricos, nos utilizamos do conceito de campo (Bourdieu), o que vislumbrou a recorrência de duas temáticas – construção dos CIEPs em terrenos do município e seu financiamento –, além de disputas encontradas nas fontes culminando, como resultado, com a evidência de que o processo de implantação dos CIEPs foi organizado pelos “apossados” do campo político iguaçuano e fluminense – entre idealizadores e vereadores –, mas sob frequente influência dos “profanos” – o público-alvo da política pública.

Biografia do Autor

Ligia Martha Coimbra da Costa Coelho, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Graduada em Letras e Pedagogia, pela Universidade Santa Úrsula. Mestra em Teoria Literária e Doutora em Educação, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora associada da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO. Atua na área da Educação, investigando as seguintes temáticas: educação integral e(m) tempo integral; formação de professores; políticas de educação em tempo integral . Coordena o Núcleo de Estudos - Tempos, Espaços e Educação Integral (Neephi/UNIRIO) e o grupo de pesquisa a ele acoplado - Educação integral em tempo integral: História, políticas e práticas.

Mateus Henrique Alexandrino Guimarães, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor de História pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME-RJ) e pela Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu (SEMED-NI); Doutorando em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PROPED/UERJ) - Linha de pesquisa Instituições, Práticas Educativas e História; Mestre em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGEDU/UNIRIO) - Linha de pesquisa de Políticas, História e Cultura em Educação; Graduado em História pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Possui experiência na área de História e Educação, com ênfase em Políticas Públicas Educacionais, História do Brasil e História da Educação.

Publicado
2025-04-10
Como Citar
Coelho, L. M. C. da C., & Guimarães, M. H. A. (2025). Memória(s) dos Centros Integrados de Educação Pública – CIEP / Nova Iguaçu. Memória E Informação, 8(1), 140-158. Recuperado de https://memoriaeinformacao.casaruibarbosa.gov.br/index.php/fcrb/article/view/273
Seção
ARTIGOS