Herança ou patrimônio? O que realmente definimos como nosso legado cultural?

  • Andréa Teixeira Alves Universidade do Minho
Palavras-chave: patrimônio, herança, memória, identidade, UNESCO

Resumo

O artigo explora a evolução do conceito de patrimônio cultural, discutindo sua transição de um foco estritamente material para um entendimento mais dinâmico e imaterial, especialmente após a Convenção da UNESCO de 2003. Analisando a diferença entre os termos patrimônio e herança, argumenta-se que a terminologia adotada pelo espanhol, herencia cultural, pode ser mais apropriada para descrever bens culturais imateriais, uma vez que enfatiza a transmissão e continuidade, em vez da posse e preservação estática. O estudo também aborda a categorização dos inventários patrimoniais no Brasil e em Portugal, evidenciando como a seleção do que é considerado patrimônio reflete dinâmicas de poder, memória e identidade coletiva. Por fim, reflete sobre o papel das comemorações institucionais na construção da memória histórica e na legitimação dos bens patrimoniais.

Biografia do Autor

Andréa Teixeira Alves, Universidade do Minho

Historiadora, graduada pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Mestre em História Contemporânea pela Universidade do Minho (UM).

Publicado
2025-08-19
Como Citar
Teixeira Alves, A. (2025). Herança ou patrimônio? O que realmente definimos como nosso legado cultural?. Memória E Informação, 8(2), 1-17. Recuperado de https://memoriaeinformacao.casaruibarbosa.gov.br/index.php/fcrb/article/view/281
Seção
ARTIGOS