A importância dos projetos de preservação para a memória institucional

  • Lucas Valdez da Paz Ramos Centro de Livros Cemiteriais do Município do Rio de Janeiro
Palavras-chave: preservação, projetos, financiamento, documentação, memória

Resumo

O presente estudo visa enfatizar a importância dos projetos de preservação para a conservação dos acervos documentais existentes nas instituições, sejam elas de natureza pública ou privada. Ainda que não existam políticas de preservação incorporadas nesses espaços, é por meio dos projetos que se pode alinhar as prioridades a serem tratadas com o financiamento de empresas e parcerias com outras instituições. Desta forma, torna-se viável a construção de metodologias específicas para cada caso, bem como a capacitação dos profissionais envolvidos. O tratamento dos acervos documentais permite a sua valorização como objetos de pesquisa acadêmica, contribuindo para a preservação da memória institucional.

Biografia do Autor

Lucas Valdez da Paz Ramos, Centro de Livros Cemiteriais do Município do Rio de Janeiro

Bacharel em Conservação e Restauração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Memória e Acervos (PPGMA), pela Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB). Conservador-Restaurador no Centro de Livros Cemiteriais do Município do Rio de Janeiro (CELICEM-RJ).

Publicado
2025-08-19
Como Citar
Valdez da Paz Ramos, L. (2025). A importância dos projetos de preservação para a memória institucional. Memória E Informação, 8(2), 18-33. Recuperado de https://memoriaeinformacao.casaruibarbosa.gov.br/index.php/fcrb/article/view/282
Seção
ARTIGOS