Métodos de pesquisa arquivísticos e princípios de formação dos arquivos
Resumo
Busca-se reflexionar sobre os métodos de pesquisa em arquivo e os princípios que devem, por normas internacionais, nortear a formação do material de arquivo sob mediação tecnológica. Situa os principais métodos de pesquisa com arquivos nas organizações e situa os princípios aplicados aos arquivos que determinam quais e por quais motivos os dados, informações, patrimônios e conhecimentos devem ser disponibilizados para pesquisa ou eliminados. Concluise que os princípios estão associados ao material a ser pesquisado, ao acesso e uso qualificado para fins de investigação, de modo que métodos de pesquisa com arquivos são principalmente: historiográfico, quali-quantitativo e neo-arquivístico.

O periódico se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade do periódico Memória e Informação, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelo autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A Memória e Informação estará licenciada sob uma Licença Creative Common.