Patrimônio Cultural é um assunto também da Ciência Política

  • João Polaro Universidade Federal do Pará
  • Bruno de Castro Rubiatti Universidade Federal do Pará
Palavras-chave: Patrimônio cultural, instituições, política, Brasil

Resumo

Este artigo visa aproximar o debate sobre o conceito de Patrimônio Cultural da Ciência Política, integrando diversas abordagens de correntes acadêmicas e instituições dedicadas à preservação da memória humana. Examinamos o desenvolvimento desse conceito a partir das contribuições de autores de Museologia, Direito, Sociologia, Antropologia e áreas afins, enriquecendo-o com insights de estudiosos da Ciência Política, particularmente da autora neoinstitucionalista Ellen Immergut. Compreender o funcionamento das instituições e suas normas é fundamental para analisar os caminhos pelos quais uma manifestação cultural, seja material ou imaterial, é conduzida e legitimada pelas estruturas institucionais. Discussão: A pesquisa foca no processo de patrimonialização no Brasil, com ênfase nas iniciativas legislativas por meio de Projetos de Lei (PLs). Abordam-se também as críticas formuladas pela comunidade acadêmica e por profissionais da área, destacando a ausência de regulamentação adequada por meio de leis complementares pós-Constituição de 1988, que tem gerado tensões entre a sociedade civil, parlamentares e especialistas em preservação do patrimônio. Materiais e métodos: a pesquisa se propõem ser descritiva e utiliza parte da metodologia de revisão bibliográfica para abordar os diversos conceitos epistemológicos sobre o Patrimônio Cultural.

Biografia do Autor

João Polaro, Universidade Federal do Pará

Museólogo e Internacionalista. Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Membro do Grupo de Pesquisa CNPq “Instituições Políticas: Processo Legislativo e Controle” (IPPLC). Também faz parte do Grupo de Pesquisa CNPq “Arte, Memórias e Acervos na Amazônia” do Programa de Pós-Graduação em Arte da UFPA. E-mail: jhonpolaro@gmail.com . Belém - PA, Brasil.

Bruno de Castro Rubiatti, Universidade Federal do Pará

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP) e da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal do Pará (UFPA). Coordenador do grupo de pesquisa “Instituições Políticas: Processo Legislativo e Controle (IPPLC). Belém - PA, Brasil.

Publicado
2025-12-22
Como Citar
Polaro, J., & Rubiatti, B. de C. (2025). Patrimônio Cultural é um assunto também da Ciência Política. Memória E Informação, 9(1), 1-16. Recuperado de https://memoriaeinformacao.casaruibarbosa.gov.br/index.php/fcrb/article/view/291
Seção
ARTIGOS