O processo de identificação do arquivo do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte
relato de experiência
Resumo
O Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN) possui um vasto acervo, mas carece de organização sistemática. Este relato de experiência apresenta a metodologia de identificação documental aplicada ao acervo do IHGRN. O trabalho envolveu o levantamento e descrição dos documentos, buscando compreender sua tipologia, contexto de produção e condições de conservação. A partir dessa identificação, foi criada uma tabela de metadados para subsidiar a elaboração do quadro de arranjo e orientar futuras ações de preservação e acesso. O relato evidencia a importância da aplicação de metodologias arquivísticas para a recuperação e valorização de acervos históricos, contribuindo para a difusão do conhecimento e a proteção do patrimônio documental.
O periódico se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade do periódico Memória e Informação, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelo autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A Memória e Informação estará licenciada sob uma Licença Creative Common.