O processo de identificação do arquivo do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte

relato de experiência

  • Patrícia Ladeira Penna Macedo Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Jacqueline de Araújo Cunha Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Pedro Simões Neto Segundo Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte
Palavras-chave: Preservação documental, organização arquivística, Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, acervos históricos, identificação documental

Resumo

O Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN) possui um vasto acervo, mas carece de organização sistemática. Este relato de experiência apresenta a metodologia de identificação documental aplicada ao acervo do IHGRN. O trabalho envolveu o levantamento e descrição dos documentos, buscando compreender sua tipologia, contexto de produção e condições de conservação. A partir dessa identificação, foi criada uma tabela de metadados para subsidiar a elaboração do quadro de arranjo e orientar futuras ações de preservação e acesso. O relato evidencia a importância da aplicação de metodologias arquivísticas para a recuperação e valorização de acervos históricos, contribuindo para a difusão do conhecimento e a proteção do patrimônio documental.

Biografia do Autor

Patrícia Ladeira Penna Macedo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora Adjunta do curso de Arquivologia na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Em exercício provisório no Departamento de Ciência da Informação na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Decin-UFRN). Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação e do Conhecimento (PPGIC/UFRN) e Docente Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Documentos e Arquivos (PPGARQ/UNIRIO). Líder do grupo de pesquisa: Acervos privados e pessoais: memórias, políticas e patrimônio (Grupo APP). Pesquisadora do Laboratório Multidimensional de Estudos sobre acervos privados e pessoais (LABAPP-UNIRIO). Doutora em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal Fluminense (UFF) com graduação em História e Arquivologia, também pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atua principalmente nos seguintes temas: gestão de instituições arquivísticas, memória, acervos pessoais, gestão da informação, preservação e conservação de documentos, história e biografia e questões de gênero.

Jacqueline de Araújo Cunha, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutorado em Ciência da Informação pela UFRJ-IBICT. Mestrado em Ciência da Informação pela UFPB (2009). Graduação em Biblioteconomia pela UFRN (2006). Professora Associada do Departamento de Ciência da Informação da UFRN. As áreas de interesse são: Preservação Digital , Repositórios digitais, Comunicação científica, Acesso livre, Fundamentos da Biblioteconomia e Ciência da Informação, Formação do Bibliotecário. 

Pedro Simões Neto Segundo, Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte

Discente do curso de bacharelado em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com experiência na área de consultoria empresarial. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da UFRN. É voluntário do grupo Organização de Aprendizagem e Saberes em Iniciativas Solidárias (OASIS) do PPGA/UFRN.

Publicado
2025-12-22
Como Citar
Macedo, P. L. P., Cunha, J. de A., & Simões Neto Segundo, P. (2025). O processo de identificação do arquivo do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte. Memória E Informação, 9(1), 35-47. Recuperado de https://memoriaeinformacao.casaruibarbosa.gov.br/index.php/fcrb/article/view/293
Seção
ARTIGOS