A preservação do patrimônio arquitetônico em Petrópolis
trajetória e atualidade
Resumo
O presente artigo buscou trabalhar a trajetória do tombamento em Petrópolis, trazendo a história da formação desse espaço e sua relação com o patrimônio edificado da cidade. Inicia-se com um estudo sobre o contexto de Petrópolis no século XIX, de forma a permitir a compreensão sobre o planejamento da cidade e a criação de seu casario. Foi desenvolvida também uma abordagem acerca da trajetória histórica dos principais imóveis tombados, buscando compreender as escolhas de gosto de diferentes grupos formadores das identidades presentes na cidade, demonstrando de que forma elas foram incluídas na política de preservação arquitetônica. O artigo traz um breve um histórico da formação da cidade e busca refletir a respeito do tombamento e preservação, com destaque para as principais instituições responsáveis pela manutenção da memória e da identidade de Petrópolis, a partir de seus bens arquitetônicos.
O periódico se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade do periódico Memória e Informação, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelo autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A Memória e Informação estará licenciada sob uma Licença Creative Common.