Os discursos do Conselho Internacional de Arquivos e a construção da memória social
Resumo
Este artigo analisa os discursos do Conselho Internacional de Arquivos (CIA) e seu impacto na construção da memória social. A pesquisa investiga como as diretrizes do CIA sobre gestão, preservação e acesso a arquivos influenciam a conformação das narrativas históricas e a consolidação de práticas democráticas. Para isso, adota-se uma abordagem qualitativa baseada na análise documental e na análise do discurso de linha francesa. Os resultados indicam que os discursos arquivísticos do CIA não são neutros, mas refletem relações de poder e valores ideológicos que orientam a seleção, organização e acesso aos documentos. Conclui-se que o trabalho arquivístico desempenha um impacto central na mediação da memória coletiva, destacando-se a necessidade de uma reflexão crítica sobre as normas e diretrizes internacionais e suas implicações para o acesso aos arquivos e a justiça social.
O periódico se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade do periódico Memória e Informação, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelo autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A Memória e Informação estará licenciada sob uma Licença Creative Common.