Editorias universitárias, livros digitais e bibliotecas populares na gestão da CONABIP na Argentina
Resumo
Neste trabalho analisamos as vinculações entre o campo editorial e o campo das bibliotecas. Para isso, centramos o olhar sobre as bibliotecas populares na Argentina. Lá, as bibliotecas populares não são públicas e não são comunitárias. É um tipo particular de biblioteca que inclui a gestão por parte da cidadania e é muito forte institucionalmente na Argentina. As questões que cercam esta abordagem são: como as bibliotecas populares se nutrem atualmente de livros e de outros materiais de leitura? Qual é o lugar do livro e da leitura digital nessas instituições? Quais são as maneiras que as editoras têm de integrar os fundos patrimoniais das bibliotecas populares? E, neste contexto, qual é o papel da Comissão Nacional Protetora de Bibliotecas Populares (CONABIP) em relação a este setor do campo editorial? Com perspectiva qualitativa, o artigo integra fontes primárias mediante à entrevistas e observações participantes e fontes secundárias, tais como, informes da CONABIP, do setor do livro, entre outros.
O periódico se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade do periódico Memória e Informação, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelo autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A Memória e Informação estará licenciada sob uma Licença Creative Common.