A Competência em Informação no Pacto Nacional para Alfabetização na Idade Certa

  • Shana dos Santos Ferreira
  • Marianna Zattar

Resumo

O presente artigo apresenta um trabalho que procurou verificar se há prática de Competência em Informação (CoInfo) na formação dos orientadores de estudo e professores alfabetizadores que participam do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) no Estado do Rio de Janeiro. Para isso, toma como base as noções de Competência em Informação e de Educação Básica como referencial teórico. Detalha os procedimentos metodológicos como exploratórios, a partir de uma abordagem qualitativa da pesquisa de campo no âmbito educacional do PNAIC, desenvolvido com a aplicação de questionário para técnica de coleta de dados de forma a alcançar o objetivo desta pesquisa. Conclui, diante da análise dos dados à luz do referencial teórico, que a CoInfo não é uma prática específica ou explícita dentro das ações do PNAIC. No entanto, indica que existem preocupações com relação à prática informacional crítica neste campo da educação.

Publicado
2019-01-16
Como Citar
Ferreira, S. dos S., & Zattar, M. (2019). A Competência em Informação no Pacto Nacional para Alfabetização na Idade Certa. Memória E Informação, 2(2), 76-90. Recuperado de http://memoriaeinformacao.casaruibarbosa.gov.br/index.php/fcrb/article/view/64
Seção
ARTIGOS