Renovação museográfica dos artefatos têxteis do Museu Casa de Rui Barbosa
desafios, metodologia e perspectivas
Resumo
Apresentando a trajetória dos têxteis da Casa ao Museu Casa de Rui Barbosa, este artigo procura demonstrar como o desaparecimento e desgaste dessa espécie é proporcional à perda de informação a ela associada. Aponta ainda que, se a renovação museográfica é uma ação legítima para aprimorar a experiência da visitação, apresenta desafios éticos e práticos a respeito da autenticidade dos objetos e, também, de sua natureza material, sobretudo em função do impacto das transformações tecnológicas nos aspectos físicos e estéticos dos têxteis.
O periódico se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade do periódico Memória e Informação, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelo autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A Memória e Informação estará licenciada sob uma Licença Creative Common.