Certas de que a divulgação de pesquisa na área do patrimônio constitui em importante elemento no processo de preservação e gerenciamento dos acervos sob a guarda de instituições públicas, apresentamos este segundo número do periódico Memória e Informação. Esta edição se apresenta como o resultado do esforço da equipe da Fundação em divulgar estudos nas áreas de patrimônio documental e arquitetônico, abrangendo museologia, preservação arquitetônica, preservação e conservação de documentos e ciência da informação, incluindo arquivologia e biblioteconomia.
A partir desta edição, publicaremos alguns trabalhos apresentados durante o 2° Seminário Tecnologia e Cultura- Humanidades Digitais e Competência em Informação. O encontro, ocorrido na Fundação Casa de Rui Barbosa nos dias 23 e 24 de novembro de 2017, promoveu a apresentação e discussão de estudos entre estudantes, pesquisadores, professores e demais profissionais atuantes ou interessados na área.
Os dois primeiros textos lançam um olhar para a própria Fundação Casa de Rui Barbosa. O primeiro, de Luz Neira Garcia, apresenta a trajetória de têxteis domésticos do Museu Casa de Rui Barbosa, procurando demonstrar como o desaparecimento e desgaste dessa espécie de material é proporcional à perda de informação a ela associado. A autora trata, ainda, dos desafios éticos e práticos relacionados a autenticidade dos objetos.O segundo artigo, de Rosângela Rangel e Zenilda Brasil, em torno das coleções museológicas do Arquivo-Museu de Literatura Brasileira (AMLB), enfoca os desafios enfrentadospela instituição no processo de organização da sua documentação e de seu acervo museológico.
No terceiro artigo, apresentado no mencionado Seminário, Regina Celia Baptista Belluzzo descortina o entorno da Competência em Informação de suas origens à sua inserção na sociedade contemporânea. São aí abordados os principais modelos teóricos, padrões e diretrizes do campo, bem como sua articulação com as melhores práticas em diferentes ambiências sociais.
A seguir, Mônica Machado e Antônia Soares apresentam investigação sobre o engajamento digital no Museu de Favela, na comunidade do Cantagalo, Pavão e Pavãozinho, na cidade do Rio de Janeiro.
No quinto trabalho, Regina Almeida, Jéssica Camargo Santana, Rayssa Tavares da Silva e Terezinha Perpetuo Socorro Normando dos Reis examinam as estratégias de divulgação e marketing das coleções especiais da Biblioteca Setorial de Enfermagem e Nutrição da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
Na seção ‘Relatos de experiências’, divulgamos o artigo de Leonardo Magalhães, Cícera Vieira e Marina Martinez,que tem por objetivo descrever a experiência dos autores na construção do acervo digital sobre os Jogos Olímpicos Rio 2016. Na mesma seção, publicamos o artigo de Karina Muniz Viana,centrado na descrição do processo de elaboração e implementação do Plano Gestor Museológico entre os anos de 2011 e 2016 na Secretaria de Estado da Cultura do Paraná.
Por fim, na seção ‘resenha’, Rodrigo Piquet apresenta o livro de Pâmela de Almeida Resende. A obra é resultado de dissertação de mestrado, defendida pela autora no ano de 2013 na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e agraciada com o prêmio de pesquisa Memórias Reveladas 2012.
Temos a certeza de que este número da Revista Memória e Informação oferece muitas possibilidades de questionamento e reflexão para pensarmos o patrimônio cultural brasileiro. Desejamos a todos uma agradável leitura.

Ana Lígia Medeiros e Daniela Carvalho Sophia (Editoras)

Publicado: 2018-10-11