Sistema Estadual de Museus do Paraná
territorialidades cruzadas no dinamismo dos museus públicos do estado do Paraná (Brasil)
Resumo
O presente artigo narrará a experiência da autora na elaboração e implementação do Plano Gestor Museológico, realizado no período de 2011 a 2016 no âmbito da Secretaria de Estado da Cultura por intermédio da Coordenação do Sistema Estadual de Museus do Paraná (Brasil). Serão abordadas questões pertinentes aos processos de gestão museológica, planejamento estratégico, institucionalização e sistematização de museus públicos em suas mais diferentes tipologias e vocações. Apresentará também os caminhos percorridos para a consolidação de um banco de dados on-line para a integração em rede e a gestão de acervos musealizados. Essas experiências dialogaram e transitaram entre os campos científicos da Museologia e do Patrimônio e em interdisciplinaridade com os campos das Ciências da Informação, da Comunicação e da Tecnologia da Informação. O encontro dessas áreas do conhecimento provocou, na cultura institucional dos museus assistidos, uma territorialidade dinâmica e de estímulo às práticas sistêmicas de gestão estratégica e museológica.
O periódico se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade do periódico Memória e Informação, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelo autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A Memória e Informação estará licenciada sob uma Licença Creative Common.