A experiência de implementação do acervo sobre os Jogos Olímpicos Rio 2016 na Fundação Casa De Rui Barbosa
da planificação à publicação
Resumo
O presente trabalho descreve a experiência de construção do acervo digital no DSpace sobre os Jogos Olímpicos Rio 2016, empreendido pelo Setor de Políticas Culturais da Fundação Casa de Rui Barbosa. Trata-se de um trabalho colaborativo e multidisciplinar de curadoria digital no que se refere à política de gestão, definição de critérios, direitos autorais, acesso e acessibilidade, competência em informação, formatos, padrões, organização, compartilhamento, divulgação e preservação dos conteúdos digitais, envolvendo, inclusive, atores de diversas instituições. Entre as fontes que integram o acervo estão uma série de entrevistas de história oral de personagens-chave realizadas pelo CPDOC-FGV, uma linha do tempo sobre o processo de construção dos Jogos Olímpicos e cerca de 2 mil documentos.
O periódico se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade do periódico Memória e Informação, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelo autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A Memória e Informação estará licenciada sob uma Licença Creative Common.