Competência em Informação
cenários e espectros
Resumo
Apresentam-se reflexão e análise sobre o entorno da Competência em Informação, desde suas origens até a inserção na sociedade contemporânea, sob o enfoque de um novo paradigma –tecnoeconômico –, destacando-se a proliferação de fontes e recursos informacionais e a necessidade de democratização do saber mediante o desenvolvimento de novas competências e formas de gestão criativas. São abordados os principais modelos teóricos, padrões e diretrizes e sua articulação com as melhores práticas em diferentes ambiências sociais. Finaliza-se com as características indispensáveis aos programas de desenvolvimento da Competência em Informação, descrevendo-se tendências futuras dessa área de interesse, considerando-a como fator crítico de sucesso para o desenvolvimento social e a inovação.
O periódico se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade do periódico Memória e Informação, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelo autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A Memória e Informação estará licenciada sob uma Licença Creative Common.