A coleção especial como patrimônio bibliográfico no Brasil
uma abordagem conceitual
Resumo
Este trabalho objetiva apresentar e refletir sobre o papel das coleções especiais como patrimônio bibliográfico. O patrimônio é entendido como uma herança deixada de uma geração para a outra em uma sociedade, podendo ser histórica, cultural e natural, manifestando-se em diversos formatos. Foca-se no patrimônio documental e bibliográfico, entendendo-se este último como as coleções de livros impressos, manuscritos, folhetos e demais documentos resultantes da cultura escrita e em formato físico, principalmente livros e seus semelhantes. A coleção especial é entendida como uma coleção de livros ou outros arquivos tidos como importantes o suficiente para serem guardados de forma diferenciada, preservando-a para gerações futuras. Frequentemente, estas têm valor cultural e/ou de pesquisa significativo. Conclui-se que considerar as coleções especiais como patrimônio bibliográfico é importante não apenas para assegurar a sua preservação, mas também para possibilitar a identificação história, cultural e social dos diversos grupos que compõem uma sociedade.
O periódico se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade do periódico Memória e Informação, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelo autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A Memória e Informação estará licenciada sob uma Licença Creative Common.