Repensando a noção de patrimônio documental
Resumo
O artigo aborda a noção de patrimônio documental a partir dos conceitos de patrimônio e de documento no âmbito da História e da Documentação / Ciência da Informação. Questiona a adequação da noção de patrimônio documental em face do alargamento do conceito de documento. Apresenta revisão de literatura, buscando traçar a trajetória dos conceitos de patrimônio e documento e abordando questões relacionadas à ampliação de seu escopo. Apresenta de modo resumido a legislação e os instrumentos de proteção do patrimônio no Brasil, que negligencia o assim denominado patrimônio documental. Reflete sobre o alargamento do conceito de documento por historiadores da Escola dos Annales no século XX e por estudiosos da Documentação a partir da virada dos séculos XIX-XX.
O periódico se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade do periódico Memória e Informação, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelo autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A Memória e Informação estará licenciada sob uma Licença Creative Common.