Reflexões sobre o patrimônio bibliográfico
o caso da biblioteca de Rui Barbosa
Resumo
Com a ascensão recente no Brasil da discussão em torno do patrimônio bibliográfico o artigo busca refletir sobre o tema aproximando-o de um contexto específico, a Biblioteca de Rui Barbosa. Trata-se de um texto analítico. Apresenta algumas abordagens europeia e latino-americana, especificamente mexicana, e tece algumas considerações a partir delas. Insere as bibliotecas pessoais como elementos que constituem o complexo do patrimônio bibliográfico. Expõe a Biblioteca de Rui Barbosa sob a perspectiva de lugar de saber, conceito de Christian Jacob. Analisa a evolução da Biblioteca de Rui Barbosa de biblioteca práctica a biblioteca museo. Percebe essa biblioteca como patrimônio bibliográfico.
O periódico se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade do periódico Memória e Informação, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelo autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A Memória e Informação estará licenciada sob uma Licença Creative Common.