O uso de jogos a favor da conservação bibliográfica
uma proposta de preservação através da educação patrimonial
Resumo
O presente artigo apresenta a importância da discussão sobre Educação Patrimonial a fim de tratar sobre a Conservação Preventiva em bibliotecas. Discute brevemente sobre o ensino de Educação Patrimonial ainda na graduação de bibliotecários e licenciados em Biblioteconomia. Sugere a adoção de campanhas de preservação que destaquem o livro como pertencentes da cultura do usuário e que desenvolva a sensibilidade e a consciência dos educandos e dos cidadãos para a importância da preservação desse bem cultural. E propõe uma atividade lúdica, baseada em jogos de tabuleiro para instruir os usuários de uma biblioteca universitária. Concluindo que Educação Patrimonial mostra ser um tópico importante a ser adicionado nos debates sobre Conservação Preventiva, sendo indispensável na formação do estudante de Biblioteconomia.
O periódico se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade do periódico Memória e Informação, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelo autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A Memória e Informação estará licenciada sob uma Licença Creative Common.