“Marajoaras” no carnaval
uma análise do desfile de carnaval de 2013 do G.R.E.S. Imperatriz Leopoldinense
Resumo
O trabalho apresenta o resultado de pesquisas realizadas através do Programa de Extensão “Memória Ciência e Arte: narrativas e representações das cerâmicas arqueológicas em
Icoaraci”. Trata-se de uma leitura das representações das culturas arqueológicas do Pará no desfile de 2013 do Grêmio Recreativo Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense no Rio de
Janeiro. Uma vez que no referido ano o enredo do carnaval da escola foi “Belém o Muiraquitã do Pará” e muitos de seus elementos e alas possuíam representações de diversas culturas arqueológicas, principalmente remetendo-se esteticamente às culturas arqueológicas Marajoara e Tapajônica.
O periódico se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade do periódico Memória e Informação, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelo autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A Memória e Informação estará licenciada sob uma Licença Creative Common.