Proposta metodológica para a elaboração do microtesauro do acervo de medalhística do Museu do Instituto Histórico e Geográfico do Pará
Resumo
O presente estudo busca formular uma proposta metodológica para a construção de um Sistema de Organização do Conhecimento para o acervo de medalhística do Museu do Instituto Histórico e Geográfico do Pará (MIHGP), na configuração de um microtesauro, como uma especificação de domínio, ou conhecimento, de determinada temática. Também busca propor uma revisão de literatura acerca da Organização do Conhecimento e seus sistemas, delineando conceitos e discussões sobre a temática. Trata-se de uma pesquisa de natureza descritiva e bibliográfica, de abordagem experimental. Foram escolhidos os principais estudos que compõem o campo de conhecimento da Medalhística, sendo estes os de Costilhes (1985), Coimbra (1961) e Ferreira (2012). Pós análise, foram destacados Termos Gerais (TG) e Termos Específicos (TE), utilizados em consenso pelos autores, relacionados aos conceitos que definem as medalhas e suas propriedades. O resultado apresentado compreende um nível inicial de especificidade do microtesauro, podendo ser expandido em um ambiente virtual no qual se estabeleça uma melhor ligação entre conceitos e termos.
O periódico se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade do periódico Memória e Informação, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelo autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A Memória e Informação estará licenciada sob uma Licença Creative Common.