Da Importância de se manter reunidas bibliotecas particulares
quatro exemplos da Biblioteca Central da Universidade de Brasília (BCE-UNB)
Resumo
Este trabalho pretende demonstrar a importância das bibliotecas particulares cujas coleções foram institucionalizadas e incorporadas em bibliotecas que atendem a um público específico, sejam instituições públicas ou privadas. Seu objetivo principal é enfatizar a respeito da reunião destas coleções e seu armazenamento em local separado com o devido tratamento especializado como coleções especiais e memoriais, que é fundamental para a preservação destes acervos. Este trabalho apresenta quatro exemplos de coleções adquiridas, por doação ou compra, pela Biblioteca Central da Universidade de Brasília (BCE), sendo que em dois casos foram distribuídas no acervo geral, e em outros dois foram, por motivos diferentes, reunidas em salas especiais. Finalmente este trabalho visa ressaltar que tais coleções são consideradas especiais e memoriais tendo valor de patrimônio bibliográfico (material e imaterial) exigindo assim a reunião destas bibliotecas particulares que foram dispersas no acervo geral.
O periódico se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade do periódico Memória e Informação, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelo autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A Memória e Informação estará licenciada sob uma Licença Creative Common.