Ressignificando a obra de Cruz e Sousa à luz dos documentos e arquivos pessoais
Resumo
Esse artigo relê Cruz e Sousa, buscando referências nas cartas e documentos guardados no Arquivo-Museu de Literatura Brasileira, contextualizando sua obra e encontrando um lugar intermediário entre a Crítica Biográfica, a Crítica Histórica e a Crítica Hermenêutica, inserindo na teoria da linguagem, além do emissor e do receptor, o meio em que a mensagem é transmitida, com nuances históricas, sociais e individuais que só uma testemunha ocular poderia proporcionar. O acesso ao arquivo pessoal do autor como que o traz para junto de nós para que possamos entender melhor o alcance de suas palavras e interpretar sua obra com uma lente muito mais poderosa do que a da leitura formal e possibilita o cotejamento da sua obra com seus documentos pessoais, das experiências da pessoa João da Cruz e Sousa com as da persona Cruz e Sousa.
O periódico se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade do periódico Memória e Informação, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelo autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A Memória e Informação estará licenciada sob uma Licença Creative Common.