A Escola no Acervo e os desafios do Projeto Difusão e Educação Patrimonial da FGV CPDOC em tempos pandêmicos
Resumo
Durante a pandemia, as instituições de ensino, culturais e arquivísticas tiveram que reinventar sua forma de realizar suas atividades e seu contato com a sociedade. Nesse relato, contaremos a experiência do Projeto Difusão e Educação Patrimonial, para democratizar o acesso do público escolar ao conhecimento do acervo histórico da FGV CPDOC. Para isso, desenvolvemos as seguintes iniciativas virtuais: o Escola no Acervo, que consiste em um programa de visitas virtuais temáticas guiadas pelo acervo do CPDOC; e a Oficina Online de Uso de Fontes Históricas em Sala de Aula, dedicada a professores e alunos de graduação, visa capacitar docentes para o uso de fontes históricas em suas aulas. Nesse texto, discutiremos os desafios para a implementação dessas iniciativas e seus resultados, propondo também uma reflexão de como será a educação patrimonial em arquivos no pós-pandemia.
O periódico se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade do periódico Memória e Informação, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelo autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A Memória e Informação estará licenciada sob uma Licença Creative Common.