O desafio continua
Corina Coaraci na Illustração do Brasil
Resumo
Corina Coaraci (Estados Unidos, 18/4/1859 – 23/3/1892) jornalista, colaborou no periódico Illustração do Brasil cujos textos publicados entre 1877 e 1880 constituem o eixo das reflexões trazidas nesta etapa do trabalho e que aqui apresentamos. A proposta de pesquisa é a elaboração de uma edição anotada das crônicas publicadas por Corina na imprensa do Rio de Janeiro, a fim de esclarecer sobre o contexto que envolvia o universo das publicações vivenciadas pela escritora. Filha da americana Mary Frances Lawe e do jornalista brasileiro Carlos Francisco Alberto de Vivaldi, colaborou em outros periódicos, como Cidade do Rio, Correio do Povo, Folha Nova, Gazetinha, Illustração Popular, O Paiz, South American Mail, The New York Herald.
O periódico se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade do periódico Memória e Informação, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelo autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A Memória e Informação estará licenciada sob uma Licença Creative Common.