Das iniciativas em Humanidades Digitais e suas materialidades
relato de um laboratório em construção contínua
Resumo
Fruto de uma palestra na mesa redonda sobre iniciativas em Humanidades Digitais no 3º Seminário Tecnologia e Cultura, ocorrido na Fundação Casa de Rui Barbosa, este artigo trata a interdisciplinaridade enquanto elemento fundamental para as práticas e iniciativas em Humanidades Digitais, aponta exemplos e relata a experiência de criação e manutenção de um laboratório em Humanidades Digitais no contexto de uma instituição de pesquisa da área da Ciência da Informação. Aponta também, por pesquisa de campo quantitativa, que o campo da Ciência da Informação no Brasil mostra-se como maior representante de iniciativas de pesquisa em Humanidades Digitais apesar de sinalizar problemas quanto as suas possíveis produções. Conclui retomando os argumentos iniciais dando destaque ao desafio de se refletir sobre a formação do pesquisador das humanidades em perspectiva das novas tecnologias e linguagens computacionais.
O periódico se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade do periódico Memória e Informação, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelo autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A Memória e Informação estará licenciada sob uma Licença Creative Common.