Letramento Informacional nos currículos de Biblioteconomia no Brasil
Resumo
O artigo examina a inserção do Letramento Informacional nos currículos de bacharelado de Biblioteconomia no Brasil. Analisa componentes curriculares e projetos pedagógicos de cursos de Biblioteconomia oferecidos em instituições federais do Brasil selecionados, coletados em seus websites institucionais, por meioda metodologia de Análise de Conteúdo de Laurence Bardin. O estudo justifica-se pelo debate da formação atual do bibliotecário e dos aspectos concernentes a seu papel na dimensão didático-pedagógica nas instituições onde se insere.Apresenta enfoque na mediação como atividade central pela qual se efetiva o Letramento Informacional. Reafirma os processos de administração e gestão bibliotecária como predeterminantes nas ações de Letramento Informacional. Verifica que o termo Letramento Informacional surge apenas uma vez nos currículos de formação do bibliotecário analisados. Paralela a isso está a pertinência da temática do desenvolvimento das competências informacionais tanto na formação dos egressos quanto em sua relação com os usuários de informação.
O periódico se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade do periódico Memória e Informação, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelo autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A Memória e Informação estará licenciada sob uma Licença Creative Common.